Curso: Brinquedos e Brincadeiras de Creches |
Apresentação: O Curso de Brinquedos e Brincadeiras de Creches busca orientar educadores e gestores que atuam na Educação Infantil para a seleção, a organização e o uso de brinquedos, brincadeiras e materiais nas creches, propondo interações e brincadeiras com crianças pequenas. No entanto, a introdução de brinquedos e brincadeiras nas creches depende de algumas condições prévias: aceitação do brincar como um direito das crianças; compreensão da importância do brincar para elas; criação de ambientes educativos planejados que possibilitem brincadeiras e interações de qualidade; desenvolvimento da dimensão brincalhona dos educadores. |
Professor: Fabiana Varanda Jorge |
Carga Horária: 40 h |
Público Alvo: Pessoas interessadas no estudo de Brinquedos e Brincadeiras de Creches. |
Objetivo: Ressaltar o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas. Nesse sentido, as propostas pedagógicas devem considerar a criança, centro do planejamento curricular, como sujeito histórico e de direitos, que forma sua identidade pessoal e coletiva nas relações e práticas cotidianas e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. |
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, da Faculdade de Guarantã do Norte – Unifama. Após a leitura do material, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas chances para realizar e acertar as questões, obtendo média satisfatória, apresentando o período de 20 dias após á matricula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado. |
Conteúdos:– Organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebês e crianças pequenas; – Critérios de compra e usos dos brinquedos e materiais para instituições de educação infantil; – Brinquedos e brincadeiras para bebês; – Brinquedos, brincadeiras e materiais para crianças pequenas; – Brincadeiras e interações nas Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. |
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões. |
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