Curso: A história da evolução do processo de alfabetização no Brasil |
Apresentação: A História da Alfabetização, em nosso país, foi centrada na História dos Métodos de Alfabetização. A disputa os métodos, que objetivavam efetivamente garantir aos educandos a inserção no mundo da cultura letrada, produziram uma gama de teorizações e tematizações acerca de estudos e de pesquisas a fim de investigar essa problemática.As práticas de leitura e de escrita ganharam mais forças no final desse século, principalmente a partir da Proclamação da República. A educação nesse período ganhou destaque como uma das utopias da modernidade. Em 1876, em Portugal, foi publicada a Cartilha Maternal ou Arte da Leitura, escrita por João de Deus, um poeta português. Magda Soares define alfabetização com: Alfabetizar letrando é de fundamental importância, pois garante uma aprendizagem muito mais significativa. |
Professora: Coordenação de Pedagogia |
Carga Horária: 40 horas |
Público Alvo: Para quem se interessa em conhecer o Processo de Alfabetização e o que é Letramento. E a história da Educação ao longo dos anos. |
Objetivo: *Proporcionar o conhecimento da várias forma e tentativas utilizada ao longo dos séculos no processo da Alfabetização ou letramento.*Entender que o processo “Alfabetizar” continua em busca de formas ou meios que proporcione ao alfabetizando decodificar os símbolos que cerca. |
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no ambiente virtual da Faculdade Unifama. Após a leitura do material, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas chances para realizar e acertar as questões, obtendo média satisfatória, apresentando o período de 20 dias após á matricula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado. |
Conteúdo: A história das formas de alfabetização adotada no Brasil ao longo dos séculos. As mudanças de denominação de Alfabetizar para Letrar. O que deu certo e o está em curso.A História da Alfabetização, em nosso país, foi centrada na História dos Métodos de Alfabetização. A disputa os métodos, que objetivavam efetivamente garantir aos educandos a inserção no mundo da cultura letrada, produziram uma gama de teorizações e tematizações acerca de estudos e de pesquisas a fim de investigar essa problemática. Autores a favor dos métodos e que apontam soluções e fracassos no processo. |
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões. |
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