Áreas de Atuação – Enfermagem

O que você pode fazer:
Enfermagem geral: Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
Enfermagem geriátrica: Atender idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.
Enfermagem médico-cirúrgica: Ministrar cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.
Enfermagem obstétrica: Dar assistência integral a gestantes, parturientes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio ao médico no parto e no pós-parto. Orientar sobre planejamento familiar.
Enfermagem pediátrica: Acompanhar e avaliar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Incentivar o aleitamento materno e orientar os pais quanto às técnicas e aos cuidados com os recém-nascidos.
Enfermagem psiquiátrica: Ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos.
Enfermagem de resgate: Participar de equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou de calamidades públicas.
Enfermagem em saúde pública: Orientar a população sobre a prevenção de doenças e promover a saúde da coletividade. Atender pacientes em hospitais, centros de saúde, creches e escolas. Formar, capacitar e supervisionar os agentes de saúde.
Enfermagem do trabalho: Dar atendimento ambulatorial em empresas e acompanhar programas de prevenção e manutenção da saúde dos funcionários.
Ensino: Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
Gestão da qualidade: Avaliar e planejar os processos assistenciais com o objetivo de aumentar a segurança dos pacientes.
Gestão de projetos: Administrar e controlar as atividades destinadas a projetos multidisciplinares, como abertura de uma ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo em clínicas ou hospitais.
Pesquisa clínica: Planejar, implementar e coordenar projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.