Curso Básico Matemática Financeira e Calculadora HP12c

Curso: Curso Básico Matemática Financeira e Calculadora HP12c
ApresentaçãoMatemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira.

  • A Calculadora HP 12c é uma máquina de uso relativamente simples, bastante utilizada nos cálculos pertinentes à Matemática Financeira. Quanto à forma de entrada de dados, é o sistema de notação polonesa inversa (RPN), quando são introduzidos em primeiro lugar os dados e depois as operações em ordem inversa.

A resolução de problemas com operação financeira não é tão simples, as dificuldades tendem a aumentar quando não possuem ferramentas que possam auxiliar e ao mesmo tempo agilizar a solução da mesma, visto isto o  Curso Básico Matemática Financeira e Calculadora HP 12c proporciona ao cursista conhecimento suficiente para resolver problemas no sistema de capitalização simples e composto.

Professor: Coordenação de Ciências Contábeis
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Pessoas interessadas em aprender a manusear a HP12c concomitante com a Matemática Financeira. 
Objetivo:  Dar introdução a Matemática Financeira, evidenciar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, ensinar como fazer cálculos úteis, como juros simples, juros compostos, conversão de datas, amortização, fluxos de caixas e mostrar funções relevantes da calculadora HP 12c.
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, da Faculdade de Guarantã do Norte – Unifama. Após a leitura do material e assistir os vídeos, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas chances para realizar e acertar as questões, obtendo média satisfatória, apresentando o período de 20 dias após á matricula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado.
Conteúdo:  UNIDADE I
Introdução da calculadora HP 12c, orientação da utilização e suas funcionalidades, introdução à Matemática Financeira, Sistema de capitalização Simples e Composto, taxa e equivalência.
 UNIDADE II
Introdução ao sistema de amortização, Price, S. A. C sistema de amortização constante, Sistema de amortização misto, Série de pagamentos e Fluxo de caixa
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões.
 Inscreva-se aqui.