Curso de Extensão: Gramática e Leitura

Apresentação: Uma das práticas escolares mais recorrentes é a de tratar de forma isolada a leitura, a escrita e a gramática, como se não houvesse diálogo entre esses eixos de ensino. A fragmentação da disciplina ‘português’ em aulas de ‘gramática’ – em que se apresentam algumas regras do sistema linguístico e se trabalha alguma nomenclatura – e aulas de ‘redação’ ou de ‘produção de textos ‘com horários e professores diferentes, é tão comum nos currículos das escolas que nos acostumamos a percebê-la como ‘normal’. E, no tripé gramática-leitura-escrita, ainda prevalece, nas aulas de português, o trabalho com a ‘gramática’, o que se evidencia pelo tempo bem maior dedicado a esse conteúdo na grade curricular das escolas. Ao privilegiar atividades que objetivam o domínio de questões gramaticais, a escola tem conferido à leitura e à escrita um tratamento cada vez mais distanciado da relevância que essas duas práticas têm, de fato, na sociedade em que vivemos.
Professor: Adriana Brambilla Tomasi
Carga Horária: 40hs
Público Alvo: alunos e pessoas interessadas no assunto.
Objetivo: Relacionar os discursos com contextos sócio-históricos, ideologias, simulacros e pensar os discursos em sua intertextualidade podem revelar a diversidade do pensamento humano.
Metodologia: As aulas serão ministradas na plataforma Moodle em formato EAD, material será disponibilizado no ambiente virtual da instituição UNIFAMA no endereço: <www.avaunifama.com.br> Ambiente Virtual de Aprendizagem.  Após a leitura do material, o participante deverá realizar atividade avaliativa, tendo uma chance para realizar a atividade e obter média satisfatória (7,0), apresentando o período de 20 dias após a matrícula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado.
Conteúdos:
-Leitura;
-Estratégia de ensino;
-Gramática;
-Contextualização.
Forma de Avaliação:
Resolução de 15 questões.
Inscreva-se aqui.