Curso de Extensão – Incêndios Florestais e Queimadas

Curso de Extensão – Incêndios Florestais e Queimadas
Apresentação: Queimar é uma prática milenar utilizada para dar fim a algum tipo de resíduos, ou mesmo quando realizada no meio rural, pode ser uma ferramenta de auxilio no processo produtivo como limpeza de pastagens, queima de resíduos de destoca, entro outras práticas, portanto é uma atividade de alto impacto negativo ao meio ambiente, principalmente pela emissão de dióxido de carbono a atmosfera, além de que, quando estas queimadas não são controladas, tornam-se um incêndio e, quando atinge recursos naturais, os impactos negativos ao meio ambiente, são ainda maiores, inclusive muitas das vezes imensuráveis. Mesmo que a atividade de queimada seja uma ação passiva de autorização, principalmente no meio rural, na maioria das vezes são realizadas de forma irregular, principalmente nos perímetros urbanos e em épocas proibitivas. Nos ambientes urbanos, a lei não permite queimar qualquer tipo de resíduo em qualquer época do ano, pois estas queimadas, além de causarem contaminação ambiental, trazem grandes prejuízos à saúde das pessoas. Necessitamos mudar esta cultura milenar de queimar e esta mudança somente será possível se as pessoas criarem a consciência de que os malefícios são muito maiores que os benefícios. Devemos refletir que se queimarmos, estaremos resolvendo um problema imediato e individual, portanto afetando a curto, mediano e a longo prazo, o coletivo. Esta mudança de cultura e de pensamento deve ser iniciada na educação de crianças, jovens e adultos urgentemente.
Professor: Engº Agrº Me. Julio Cesar Santin
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Público em geral.
Objetivo: Proporcionar informações sobre a importância do uso correto do fogo tratando-se de uma ferramenta no agronegócio;– Esclarecer os impactos ambientais que esta prática ocasiona;
– Esclarecer os aspectos da legalidade das queimadas em zonas rurais e urbanas;
– Conscientizar o público alvo sobre a importância de não queimar.
Metodologia: As aulas serão ministradas na plataforma Moodle em formato EAD, material será disponibilizado no ambiente virtual da instituição UNIFAMA no endereço: <www.avaunifama.com.br> Ambiente Virtual de Aprendizagem. Após visualização de vídeos explicativos produzido pelos técnicos da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente – MT), o participante deverá realizar atividade avaliativa, tendo uma chance para realizar a atividade e obter média satisfatória (7,0), apresentando o período de 20 dias após a matrícula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado.
Conteúdo: Queimadas Urbanas e Rurais;-Consequências das Queimadas;
-Queimadas Controladas;
-Papel do Cidadão;
-Legislação Aplicada;
-Incêndio Criminal;
-Controle e Prevenção de Crimes.
Questionário Objetivo
Forma de Avaliação:
Resolução de dez questões.
 
Inscreva-se aqui.