Curso de Extensão: O Professor e a Educação Inclusiva

Apresentação: A escola inclusiva é a formação do professor, justamente, repensar e ressignificar a própria concepção de educador. Isto porque, o processo educativo consiste na criação e no desenvolvimento de “contextos” educativos que possibilitem a interação crítica e criativa entre sujeitos singulares, e não simplesmente na transmissão e na assimilação disciplinar de conceitos e comportamentos estereotipados.
Professor: Adriana Brambilla Tomasi
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Todos os envolvidos diretamente e indiretamente na formação do caráter no processo de ensino –aprendizagem.
Objetivo: -Reflexões sobre a formação de professores com vistas  à educação inclusiva;-Introduzir conhecimentos que possam fundamentar e orientar para um conhecimento e entendimento mais amplo;
-Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos;
-Formação de professores e educação inclusiva frente às demandas humanas e sociais.
Metodologia: As aulas serão ministradas na plataforma Moodle em formato EAD, material será disponibilizado no ambiente virtual da instituição UNIFAMA no endereço: <www.avaunifama.com.br> Ambiente Virtual de Aprendizagem. Após leitura do material, o participante deverá realizar atividade avaliativa, tendo uma chance para realizar a atividade e obter média satisfatória (7,0), apresentando o período de 20 dias após a matrícula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado.
Conteúdos: -Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva;-Educação inclusiva e preconceito: desafios para a prática pedagógica;
-Políticas de inclusão de alunos com deficiência e avaliação de desempenho: pontos e contrapontos.
Forma de Avaliação: Resolução de 15 questões.
 Inscreva-se aqui.