Curso – Sistemas de Informação

Este bacharel administra o fluxo de informações que circulam por redes de computadores, dentro e fora de uma organização. Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Monta e gerencia banco de dados e desenha páginas de sites, funcionais e elegantes – tarefa que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores, de bancos e organizações de saúde a empresas públicas e de comércio eletrônico. Conhecer inglês é mais do que essencial. É possível ingressar na carreira como tecnólogo. Há uma grande variedade de cursos superiores de tecnologia nessa área. E vários deles, apesar de apresentar grades curriculares muito semelhantes, enfatizam determinados segmentos de atuação, como banco de dados ou internet.

 

Mercado de Trabalho

O governo federal, por meio do Programa Brasil Inteligente, quer levar o acesso à banda larga de alta velocidade para 95% da população. O programa ainda prevê aumentar de 53% para 70% o número de municípios cobertos com redes de fibra óptica. Isso aquece o mercado de trabalho para esse profissional, que tem como empregadores tradicionais empresas de tecnologia da informação (TI). Eles são contratados para desenvolver softwares para plataformas móveis e fazer a correção e atualização de dados. Pode também gerir a infraestrutura de TI de uma empresa. Uma das áreas mais aquecidas é a de big data, voltada ao levantamento do perfil de um público-alvo a partir de informações publicadas na internet. Nesse segmento, há chances em empresas de qualquer ramo, de telefonia até cosméticos. Há, ainda, espaço em editoras, companhias de telecomunicações, redes de lojas e bancos. Um dos segmentos que mais se fortalece é o de educação a distância. A maior demanda está nos grandes centros, que concentram os maiores desenvolvedores de software. No entanto, aí está também o mercado mais concorrido. Fora das grandes capitais, há chances de empregabilidade em polos industriais e em cidades também de médio porte.

 

Curso

Cálculos acompanham o estudante durante todo o curso. Entre as matérias específicas há linguagem de programação, bancos de dados e inteligência artificial. Estágio e projeto de conclusão de curso são obrigatórios.

Atenção: Algumas escolas focam os aspectos administrativos da profissão, enquanto outras dão ênfase às disciplinas de computação.  Existem dois tipos de graduação em Sistemas de Informação: o bacharelado, com duração de 4 anos, e o curso tecnológico, com duração média de 2 anos. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar na área de Tecnologia da Informação, criando soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações. O foco do curso está no desenvolvimento de software e no gerenciamento de sistemas informatizados. A estrutura curricular da faculdade conta com disciplinas das áreas de Matemática, Administração e Ciências da Computação. Grande parte da carga horária é destinada a atividades práticas, nas quais o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos desenvolvendo seus próprios programas computacionais.

 

O que você pode fazer:

Desenvolvimento de softwares: Projetar e desenvolver sistemas, bem como tratar da funcionalidade de sites.

Ensino: Lecionar em escolas de ensinos Fundamental, Médio e técnico ou em faculdades.

Fluxo de informação: Modernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando programas.

Gerência de projetos: Fazer a interligação entre a administração da empresa e a área de computação.

Logística: Criar softwares para planejar e administrar rotas, sistemas de armazenagem e o tempo de entrega de produtos.

Marketing e vendas Gerenciar a comercialização de equipamentos, periféricos e softwares.

Modelagem: Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas.

O mercado de trabalho para o setor de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido e continua em expansão. Os sistemas informatizados estão presentes em empresas de qualquer tipo e tamanho e isto representa boas oportunidades de trabalho nesta área.

O profissional de Sistemas de Informação ainda pode atuar em diferentes segmentos de TI, tais como:

  • Administração de Redes
  • Análise e Desenvolvimento de Software
  • Análise de Sistemas
  • Arquitetura e Administração de Sistemas
  • Gestão de Banco de Dados
  • Gestão de Projetos de TI

Consultoria Estratégica em TI

Suporte técnico: Fazer a manutenção de sistemas, de banco de dados e de redes de computadores.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Análise de Sistesmas; Bacharel em Informática; TI e Comunicação.