Curso: Educação Escolar Indígena |
Apresentação: O curso Educação Escolar Indígena busca apresentar as bases – históricas, conceituais, organizacionais e legais – que fundamentam, explicam e justificam o conjunto de programas, projetos e atividades que coletivamente compõem a política posta em andamento pela Secad/MEC a partir de 2004. Os temas abordados compreendem as questões da diversidade – étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, geracionais, regionais e culturais, bem como os direitos humanos e a educação ambiental. São analisados do ponto de vista da sustentabilidade e da inclusão social por meio de uma educação que seja efetivamente para todos, de qualidade e ao longo de toda a vida. Para isso, pressupõe-se que: i) a qualidade só é possível se houver equidade – isto é, se a escola atender a todos na medida em que cada um precisa; e ii) todas as pessoas têm direito de retornar à escola ao longo de sua vida, seja para complementar a Educação Básica, seja para alcançar níveis de escolaridade mais elevados ou melhorar sua formação profissional. Assim, o Estado, ao assumir sua responsabilidade em relação ao resgate das imensas dívidas sociais, dentre elas a educacional, precisa dialogar intensamente com esses atores a fim de desenvolver políticas públicas efetivas e duradouras. |
Professor: Fabiana Varanda Jorge |
Carga Horária: 40 h |
Público Alvo: Sociedade em geral e pelos educadores, lideranças e professores indígenas. |
Objetivo: Compreender o processo de institucionalização da Educação Escolar Indígena e contribuir para o enraizamento e o aprofundamento de políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades na educação, a inclusão social, o crescimento sustentável e ambientalmente justo, em direção a uma sociedade menos desigual, mais compassiva e solidária. |
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no ambiente virtual da Faculdade de Guarantã do Norte – Unifama. Após a leitura do material, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas chances para realizar e acertar as questões, obtendo média satisfatória, apresentando o período de 20 dias após á matricula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado. |
Conteúdo:Os povos indígenas e a Educação Escolar Conceitos Envolvidos na Educação Escolar Indígena As organizações do Estado brasileiro responsáveis pela Educação Escolar Indígena A educação escolar dos indígenas e a legislação brasileira A Educação Escolar Indígena nos censos educacionais Os sistemas de ensino e a Educação Escolar Indígena Políticas públicas para a educação escolar indígena Programas, projetos e atividades Formação de professores indígenas em cursos de licenciaturas interculturais Formação de professores indígenas para o magistério intercultural Produção e publicação de materiais didáticos bilíngues ou multilíngues Criação e funcionamento da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena Implantação do Ensino Médio intercultural nas Escolas indígenas Estruturação da rede física das escolas indígenas Atividades voltadas à institucionalização e enraizamento |
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões. |
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