Estresse, Respiração e Corpo

Curso: Estresse, respiração e corpo
Apresentação: Aspecto comum entre todos os locais que frequentamos, seja trabalho, igreja, escola, faculdade, restaurante, trânsito, consultório médico, festa (sim, se houver fila então!), e outros lugares com pessoas, o estresse é palavra comum. Seu uso é multidimensional, atemporal e “desculpa” para palavras impensadas e atitudes menos educadas ainda. De toda forma, é importante reconhecer o que define a palavra “estresse” e suas formas mais conhecidas: Eustresse, distresse e, seguindo uma linha de sua forma mais grave, síndrome de burnout. Há outras variações do estresse, porém essas são as mais evidenciadas pela vida moderna, corriqueira ou não. Além disso, há algo com o qual já nascemos e que pode ser uma das fontes de nossa “cura” para o estresse: a respiração! E por pensar em respiração, é no corpo inteiro que ela se manifesta, age e cura. Dessa forma, apresentamos um curso que esclarece sobre as causas e tipos de estresse, o papel da respiração no controle do estresse e alguns exercícios corporais/práticos para seu dia a dia.
Professor: Coordenação de Psicologia
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Público em geral; qualquer interessado em saúde mental
Objetivo: – Compreender o conceito de estresse e sua importância na vida das pessoas;- Reconhecer algumas variações do estresse: eustresse e distresse;
– Conhecer uma nova definição para o estresse e esgotamento psíquico: síndrome de burnout;
– Ampliar a consciência sobre as causas e sintomas do estresse;
– Colocar em prática a respiração;
– Conscientizar-se do corpo.
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no ambiente virtual da Faculdade de Guarantã do Norte – Unifama. Há alguns vídeos para reflexão do conteúdo, um artigo de periódico nacional e uma apresentação em PowerPoint. Após a leitura do material e consulta aos vídeos, o cursista deverá realizar a avaliação, com duas oportunidades para realizar e acertar as questões. Após obter a média pretendida das atividades (7,0 sete), será disponibilizado, em um prazo de 20 dias após a matrícula, o certificado para impressão.
Conteúdo:– Vídeo reflexivo: sorria para seus problemas
– Vídeo instrucional: como funciona o estresse
– Vídeo educativo/especializado: O que é o estresse e como atenuá-lo – Dr. Flávio Gikovate
– Vídeo instrucional/vivencial: a importância da respiração – Dr. Luis Angelo Gaiarsa
– Artigo Científico: Sintomas de Stress em professores brasileiros
– Artigo Olhar Interior: Estresse e burnout
– Apresentação em PowerPoint
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões.
 Inscreva-se aqui.