Humanização em saúde: Vamos refletir?

Curso: Humanização em saúde: Vamos refletir?
Apresentação: Humanização significa valorizar o ser humano acima de tudo, está relacionado com generosidade, compaixão. Cuidar não é somente um procedimento técnico direcionado aos profissionais da enfermagem, no qual triunfa o aspecto técnico científico – embora este tenha um papel indispensável, mas é papel de todos que compõem as ciências da saúde. É usar da própria humanidade para assistir o outro – como ser único, em sua dignidade. Todos os profissionais da saúde. No entanto, precisamos cuidar-nos para então cuidar de quem também precisa de atenção e cuidados. Se não estamos bem é muito provável que cuidar do outro será um fardo, uma obrigação sem sentido ou um gesto automático. A capacidade de percepção do outro e de atenção ao problema do outro estará comprometida. Entendemos que as instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas, consultórios – públicos ou particulares) devam voltar o olhar para os funcionários, usuários e acompanhantes, a fim de enobrecer e dignificar o cuidado, despertando, assim, o ânimo e a satisfação desses profissionais e um atendimento de qualidade aos usuários. Logo, “cuidar” está apoiado na relação Eu-Tu, quando, então, o Tu é “visto” pela nossa consciência, expresso em nossa experiência e moldado em nossa prática. Isso é cuidar como quem cuida de fato, o que nos torna diferente dos robôs – afinal, eles não têm humanidade.
Professora: Luciana de Fátima Souza
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Público em geral
Objetivo: Refletir sobre a prática profissional de cada profissional da área de saúde e verificar quais os cuidados necessários para si e para os outros para se criar uma rede de humanização em saúde.
Metodologia: As aulas serão ministradas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), material disponível no ambiente virtual da Faculdade Unifama. Após a leitura do material (artigos científicos), e visualização de vídeos explicativos e slides em “powerpoint”, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas tentativas para realizar as questões, sendo considerada a maior nota atingida. A nota mínima para obter o certificado do curso é 7,0 (sete). Já o certificado poderá ser emitido (versão para imprimir no próprio ambiente do curso) a partir de 30 (trinta) dias após o início do curso.
Conteúdo: Textos científicosVídeos
Questionário objetivo
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões.
  Inscreva-se aqui.