Manejo de Dejetos Domésticos

Curso: Manejo de Dejetos Domésticos
Apresentação: Os dejetos são gerados na face da terra desde a aparição dos primeiros seres humanos. Apesar de que no começo, a vida era muito simples e o consumo era para a subsistência. Não tinha muita gente e essas poucas pessoas eram agrupadas em pequenas tribos nômades. Na movimentação das tribos, os dejetos deixados para trás eram em pequenas quantidades e a natureza dava conta de manejá-los, através dos processos ambientais naturais. Portanto, o manejo destes dejetos não foi de importância vital, mas quando já estas pequenas tribos começaram a reunir-se em comunidades, marcou o início dos problemas dos dejetos, e junto, a busca de uma solução. O crescimento desmensurado da população mundial durante o último século e a concentração em grandes cidades, tem agonizado o problema. Evidências demonstram que a contaminação existente sobrepassou os limites de tolerância do ecossistema e a humanidade está imersa em uma crise de produção excessiva de dejetos e, por sua vez, mal manejados. Por este motivo, se torna urgente a busca de soluções, assim como suas causas. Isso devido que as causas são complexas e tem uma alta importância social e política e é necessário ferramentas tanto das ciências físicas como das ciências culturais para poder analisar o caso e encontrar uma saída para este grave problema, que, se não resolvido, pode colocar em risco a sobrevivência da espécie humana.
Professor: Julio Cesar Santin
Carga Horária: 40 h
Público Alvo: Pessoas interessadas no conhecimento e no estudo do manejo correto de dejetos orgânicos domésticos.
Objetivo:  Conhecer e entender o processo de produção e manejo dos dejetos domésticos, em especial, os orgânicos, de maneira, que tal manejo, possa ser feito, pelo menos em parte da quantidade produzida, nos próprios quintais das residências, além de criar uma consciência na importância de diminuir a produção destes dejetos.
Metodologia: As aulas serão ministradas no formato EAD, material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, da Faculdade de Guarantã do Norte – Unifama. Após a leitura do material, o cursista deverá realizar a avaliação, tendo duas chances para realizar e acertar as questões, obtendo média satisfatória, apresentando o período de 20 dias após á matricula, o cursista estará apto para imprimir seu certificado.
Conteúdo:A história da produção de dejetos pela humanidade;
Dejetos X Lixo = Oportunidade x Problemas – Diferença entre dejetos e lixo;
Fonte de origem dos dejetos;
Sistema de classificação dos dejetos;
Reciclagem, reutilização e redução. Que tipos de dejetos podem ser reciclados e suas principais características. Tempo de decomposição dos dejetos no meio ambiente;
Árvore do problema e linhas de ação na produção e manejo dos dejetos;
Coleta seletiva e os benefícios que podem trazer o manejo correto dos dejetos;
Manejo dos dejetos domésticos;
Produção de compostagem;
Uso do EM (Microorganismos Eficazes) no manejo de dejetos orgânicos domésticos;
Métodos de fazer adubos orgânicos mediante compostagem com dejetos orgânicos domésticos.
Forma de Avaliação: Resolução de dez questões.
 Inscreva-se aqui.