O Curso – Biomedicina

O Curso de Biomedicina da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA visa atender o município de Guarantã do Norte e microrregião buscando formar profissionais com capacitação técnica específica e complementar, preparando o profissional para atuar na área, liderando os trabalhos no exercício de sua profissão. A grande facilidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, é o grande diferencial deste profissional.

O início do Curso de Biomedicina na Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA marca uma fase de novos horizontes para a Instituição e para a população de Guarantã do Norte e municípios circunvizinhos, pois além de vir a suprir a grande demanda destes profissionais no mercado de trabalho também se tornou uma opção de curso superior na região.

A matriz curricular do curso foi elaborada estrategicamente para atender as necessidades e anseio da região observando as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Os objetivos do curso de Biomedicina foram concebidos e implementados buscando uma coerência com os aspectos relacionados ao perfil profissional do egresso, à estrutura curricular e ao contexto educacional.

Neste contexto, foi definido o perfil profissional do Biomédico a ser formado pela Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA e foram delineados os principais objetivos do curso à luz das DCN em Biomedicina de acordo com a Resolução CNE/ CES No. 02 de 18 de fevereiro de 2003.

Assim, o curso de Biomedicina da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA tem como OBJETIVO PRINCIPAL:

  • Formar um profissional para atuar em todos os níveis de atenção à saúde do ser humano, buscando através da metodologia analítica a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico de doenças, bem como subsidiar o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde.

Os seguintes OBJETIVOS ESPECÍFICOS foram definidos:

  • Atuar na gestão e responsabilidade técnica em análises clínico-laboratoriais, citopatológicas, no controle de qualidade laboratorial, na emissão de laudos e interpretação de exames;
  • Atuar no desenvolvimento e aplicação de tratamentos para disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico, relacionados à derme e seus anexos, além de tecido adiposo e metabolismo;
  • Atuar no desenvolvimento tecnológico na área da saúde, bem como na produção e comercialização de insumos e equipamentos para o biodiagnóstico, produção e análise de bioderivados (vacinas e soros), controle microbiológico de produtos da indústria biomédica e de alimentos;
  • Atuar na gestão e responder tecnicamente por bancos de sangue e procedimentos laboratoriais de diagnóstico molecular, citogenético, análises toxicológicas e ambientais;
  • Auxiliar no apoio ao diagnóstico por imagem e radiológico;
  • Apoiar ações de saúde nos três níveis de atuação à saúde coletiva e individual; e
  • Atuar na aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de Biomedicina de forma integrada, por meio de planejamento de um projeto de pesquisa.