Sobre o curso de Pedagogia

As pessoas licenciadas em Pedagogia entendem dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais.

Os licenciados em Pedagogia entendem dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Trabalhando para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação em sala de aula, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

Focos Específicos

A maior parte dos quase 1,3 mil cursos de Pedagogia do país oferece formação generalista. Apenas uma pequena parte deles tem algum foco específico. Esse é o caso, por exemplo, de Educação infantil; Educação do Campo, voltada para a atuação em escolas rurais; Educação Especial, para dar aulas a alunos com necessidades especiais; e Pedagogia Bilíngue, para ensinar também alunos surdos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Em que o pedagogo poderá atuar

Administração escolar: Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino: Lecionar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

Coordenação pedagógica: Acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Educação especial: Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Orientação educacional: Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial: Desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Pedagogia hospitalar: Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.

Supervisão educacional: Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Mercado de Trabalho

O mercado que mais absorve o profissional ainda é o do ensino formal, dentro ou fora da sala de aula. A obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches também ampliou o mercado para o licenciado. Vem crescendo a procura pelo licenciado em espaços não escolares, como museus, bibliotecas e brinquedotecas, onde se elabora materiais pedagógicos, desenvolve cursos e atividades educacionais e trabalha com treinamento de funcionários.

Curso

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental – que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil – mexeu com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas tiveram de rever a grade curricular do curso, porque elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

Duração média: 04 anos.