Sobre o Curso – Farmácia

O Curso de Farmácia da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA quer promover a formação de Farmacêuticos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo que os tornem aptos a atuar na assistência integral à saúde com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, e cuja atuação seja pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade do seu meio, direcionando sua atuação para transformar essa realidade em benefício da sociedade. Adicionalmente, profissionais dotados de capacidade de comunicação e liderança junto a equipes multiprofissionais, com competências de administração e gerenciamento de serviços de saúde, voltado ao desenvolvimento científico, capaz de adquirir, por iniciativa própria, conhecimentos que garantam uma educação continuada e permanente.

Mercado de Trabalho

O mercado farmacêutico brasileiro já é o sexto maior do mundo e poderá chegar à terceira posição até 2018. Ele é impulsionado pelo tamanho da população, o aumento da renda e as compras governamentais. Fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores, assim como o setor público, representado pelas farmácias populares e pelos serviços de vigilância sanitária. Os graduados podem, ainda, atuar na área científica de pesquisa, biologia molecular e toxicologia forense. Em 2014, foi promulgada a lei que exige o farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias em unidades básicas de saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado.

Curso

O curso de Farmácia da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA visa atender o município de Guarantã do Norte e micro região buscando formar bacharéis com capacitação técnica específica e complementar, preparando o profissional para atuar na área, liderando os trabalhos no exercício de sua profissão. A grande facilidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, é o grande diferencial deste profissional. Duração de 10 semestres.

O que você pode fazer:

Alimentos: Analisar a ação de determinadas substâncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.

Análises clínicas e toxicológicas: Analisar material biológico para detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.

Atenção farmacêutica: Orientar pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas.

Área ambiental: Controlar a qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões.

Biologia molecular: Fazer análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.

Bioquímica clínica: Analisar exames para verificar as alterações do organismo detectáveis por testes laboratoriais.

Cosmetologia: Formular cosméticos e produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.

Farmácia clínica: Acompanhar pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessorar médicos e enfermeiros.

Farmacovigilância: Analisar medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.

Medicamentos: Pesquisar e testar princípios ativos e novas drogas nas indústria farmacêutica.

Pesquisa clínica: Observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.

Vendas: Comercializar medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição médica.

Vigilância sanitária: Analisar e controlar medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.

Fonte: PPC Curso de Farmácia UNIFAMA, Guia do estudante e cursos Iped