Sobre o curso – Psicologia

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano, e em algumas perspectivas também estuda o comportamento animal. Analisa as emoções, os afetos, os valores e as características peculiares ao desenvolvimento do Homem em sociedade. Avalia e diagnostica distúrbios de comportamento e de personalidade; previne e trata doenças mentais; ajuda a promover saúde mental e bem-estar; conduz atividades de natureza terapêutica; apoia pessoas em condição de vulnerabilidade social e familiar; trabalha em atividades inter e multidisplinares; e propõe atividades que reestabeleçam o equilíbrio biopsicossocial do indivíduo. Pode atuar com psicoterapia individual ou de grupo, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, entre outras atividades que envolvam indivíduos ou grupos que necessitem de intervenção. É um profissional qualificado a trabalhar em clínicas particulares, postos de saúde, empresas, escolas, clínicas multiprofissionais, hospitais, repartições públicas, dentre outros locais e espaços que se fizerem necessárias qualquer das atividades privativas desse profissional. Além disso, pode dedicar-se à docência e à pesquisa científica, ajudando a formar outros profissionais e a ampliar e divulgar o conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

Mercado de Trabalho

O psicólogo pode atuar em várias atividades, conforme a Lei 4.119/1962, sendo funções privativas do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os objetivos a seguir: o diagnóstico psicológico; a orientação e seleção profissional; a orientação psicopedagógica e a solução de problemas de ajustamento. Além disso, a mesma Lei menciona que o psicólogo será colaborador em assuntos psicológicos ligados a outras ciências. Além disso, é reconhecida pela sociedade brasileira a atuação deste profissional na psicoterapia individual ou de grupo, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, entre outras atividades que envolvam indivíduos ou grupos que necessitem de intervenção. É um profissional qualificado a trabalhar em clínicas particulares, postos de saúde, empresas, escolas, clínicas multiprofissionais, hospitais, repartições públicas, dentre outros locais e espaços que se fizerem necessárias qualquer das atividades privativas desse profissional. Além disso, pode dedicar-se à docência e à pesquisa científica, ajudando a formar outros profissionais e a ampliar e divulgar o conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA objetiva formar um Profissional Psicólogo, competente a dar respostas eficazes e eficientes às necessidades do homem no século XXI. Psicólogo este, com sólida formação geral, bem como domínio da Ciência Psicológica e suas aplicabilidades. O currículo proposto busca ainda a curiosidade científica continuada e o espírito crítico, bem como a consciência da transitoriedade de teorias e técnicas, sempre contextualizadas nos âmbitos cultural, econômico-político, social e ambiental. O Projeto Pedagógico está fundamentado na formação de um profissional responsável, com maturidade, que saiba trabalhar em equipe, ético e com uma visão holística, integral do ser humano.

O que você pode fazer

A Psicologia admite várias especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), quais sejam:  Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia; e Psicologia em Saúde. Ainda é possível verificar outras atividades relacionadas à prática do psicólogo pelo Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO).