Acadêmicas de Psicologia da FCSGN participam do projeto VER-SUS/Brasil

As acadêmicas Kerlenn Nascimento Pinto e Aline da Costa Reis, do 3º semestre do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram durante os dias 14 e 20 de janeiro do VER-SUS – Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, que aconteceu no município de Salto do Céu, MT. Apenas 36 estudantes do estado de Mato Grosso foram selecionados e, dentre eles, nossas acadêmicas tiveram o privilégio de serem escolhidas para participarem como viventes: Estudantes de graduação, interessados por conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.
De acordo com o coordenador do curso de Psicologia da FCSGN, prof. Alex Zopeletto, o Projeto VER-SUS/Brasil é uma parceria entre o Ministério da Saúde e diversas instituições. Neste projeto visita-se uma cidade e os estudantes passam a conhecer todo o funcionamento do Sistema Único de Saúde e outras instituições que amparam a saúde.
O projeto pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde é de realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS.
O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão com duração de 7 a 15 dias, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia.
Ascom/FCSGN com informações da OTICS