Acadêmicas e professor de Psicologia da UNIFAMA concedem entrevista para a Rádio Unifama FM sobre Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Luta Antimanicomial

O Psicólogo Clínico Dr. Anilso Buchardt, docente da Faculdade Unifama e as acadêmicas do curso de Psicologia Iza Frider e Elisangela Cirino concederam entrevista para a Rádio Unifama FM 97,9, nesta terça-feira (18) sobre a importância do Dia Nacional da Luta Antimanicomial e Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O objetivo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

O dia 18 de maio marca também, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Seus objetivos são propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Ascom/Unifama