Acadêmicos da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participam de pré-audiência do Plano Diretor Municipal

Os acadêmicos da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram da pré-audiência do Plano Diretor Urbano e Rural do Município de Guarantã do Norte, que aconteceu no dia 25 de abril, no Auditório da Faculdade, onde o Comitê de Elaboração apresentou o relatório de diagnóstico do Plano Diretor, para que fosse discutido.
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Para o vice-prefeito Marcelo de Castro, a participação dos acadêmicos foi de extrema importância para a elaboração do Plano Diretor: “A nossa Administração Pública tem o compromisso com a Instituição Uniflor pela participação, lá atrás, nos primeiros passos, em direção à construção deste projeto que é o Plano Diretor e, em algum momento, a gente teve que recuar, buscar mais apoio, mais orientação técnica e, agora, a gente vem com o compromisso de socializar com os acadêmicos, que nos acolheram muito bem no início. As contribuições iniciais foram importantes para a gente chegar nesse momento de hoje”. O vice-prefeito acredita que o Plano Diretor vai alcançar seu objetivo que é melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente as tomadas de decisões pelos próximos gestores e também, acima de tudo, minimizar os conflitos no município de Guarantã do Norte.
Após esta pré-audiência, o Comitê de Elaboração realizará uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Guarantã do Norte, nesta quinta-feira (28) a partir das 19h30, para apresentação e aprovação/reprovação do diagnóstico. Toda comunidade é convidada a participar.
Com a aprovação do diagnóstico, vem a fase do prognóstico, como explica José Luiz Côrtes, especialista em Gestão Pública, na área de planejamento municipal: “A partir da aprovação desse diagnóstico pela Audiência Pública, a gente caminha para a próxima etapa, que é a definição dos programas, projetos e ações que vão ter como objetivo a solução dos problemas que foram levantados agora. Então, o próximo passo, a próxima etapa é definir o prognóstico, ou seja, o que fazer para, nos próximos 20 anos, melhorar esta situação, a partir daí fazer o orçamento dessas ações que vão ser previstas para os próximos 20 anos para incluir no PPA e finalizar a redação da minuta do projeto de lei que vai para a Câmara para formalizar o Plano Diretor de Guarantã”.
Assecom/FCSGN