Acadêmicos da FCSGN participam do 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Os acadêmicos Karine Santos da Silva e Yuri Dias Machado, do 3º semestre de Administração da FCSGN – Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, participaram durante os dias 29 de maio a 2 de Junho do 53º congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) – Conune, em Goiânia.
Durante o congresso, foram realizados debates, grupos de discussão, atos políticos, passeatas, oficinas, apresentações culturais e eleição da nova diretora e presidente da entidade, a pernambucana Vic Barros, 27 anos, aluna de Letras na Universidade de São Paulo (USP).
Os principais temas debatidos pelos estudantes foram: a situação das universidades brasileiras, o financiamento para o ensino superior, o combate à homofobia e à intolerância, a questão das drogas, meio ambiente e a abertura dos arquivos da ditadura.
Os acadêmicos Karine e Yuri participaram do congresso como representantes da chapa “Para todos”, do estado de Mato Grosso. Para Karine, a experiência contribuiu para sua aprendizagem acadêmica, pois no congresso vários assuntos da atualidade foram debatidos, que podem influenciar na vida dos estudantes no futuro, principalmente na educação. Para o acadêmico Yuri, a experiência lhe ajudou a superar vários tipos de preconceito devido a um contato cultural muito grande.
O Conune, que acontece a cada dois anos, é a maior instância do movimento estudantil brasileiro, em que os jovens formulam, discutem e constroem os rumos do movimento estudantil.

Foto cedida por Nabson Pires.