Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem maquete em escala real de instalação de esgoto

Os acadêmicos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte desenvolveram em escala real uma maquete de um banheiro de uma residência, desde seu projeto até mesmo sua instalação, com utilização de tubos e conexões.
A atividade fez parte da disciplina de Instalações Prediais I – água e esgoto, ministrada pela Engª Civil prof.ª Rute de Almeida Lara e foi dividida em três partes:
1º Dia: Os alunos foram divididos em 8 grupos e o trabalho iniciou-se com a montagem de gabarito do banheiro nas dimensões de 1,50×2,50 m e dimensionamento do espaço.
Quantificação de tubos e conexões necessárias para a execução do projeto.
2º Dia: Instalação de tubos e conexões:

• Os alunos planejaram a disposição dos tubos e conexões, conforme Norma Técnica vigente.
  • Iniciaram com a disposição das peças de esgoto sanitário.
  • Após isso, conectaram os mesmos e conferiram o nível e a disposição.

3º Dia: Conclusão do sistema de esgoto e confecção de relatório de tubos e conexões e relatório de peças.
De acordo com a professora, esta atividade foi importante para os acadêmicos adquirirem conhecimento tanto teórico como prático de uma instalação, permitindo-os aplicar na prática um projeto de instalação sanitária onde eles mesmos desenvolveram, consequentemente, criando, aprendendo e refinando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.