Acadêmicos de Farmácia realizam teste de glicemia e aferição de pressão, no clube da Terceira Idade, em União do Norte

Os acadêmicos do 2º semestre do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, através da Campanha de Responsabilidade Social, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), realizaram no dia 19 de setembro o projeto Promoção à Saúde, voltado aos idosos, do distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo.
O projeto consistiu em orientar sobre o diagnóstico precoce de hipertensão e diabetes. Os acadêmicos atuaram em conjunto com a Unidade de Saúde do distrito de União do Norte, junto ao clube da Terceira Idade. Foram realizados exames rotineiros, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, além de palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Segundo os acadêmicos, esta campanha é importante pois a hipertensão arterial é chamada de um mal silencioso e quando diagnosticada precocemente é de fácil controle. Para isso, é necessário a realização de exames periódicos e acompanhamento médico. A doença não tem cura, mas o tratamento é simples e eficiente se seguido à risca.
Com relação à diabetes, doença pouco sintomática, muitos portadores desconhecem sua condição e, por isso, não seguem nenhum tipo de tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Ascom/FCSGN
Fotos cedidas por: Oldair Dalllazen