Acadêmicos de Pedagogia apresentam trabalhos de Metodologia da Alfabetização e Literatura Infantil

Com o intuito de mostrar as  inúmeras formas lúdicas de alfabetizar e ensinar e despertar a imaginação através da Literatura Infantil, as turmas do 3º semestre A e 5º semestre A do curso de Pedagogia da Faculdade Unifama realizaram a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante as disciplinas de Metodologia da Alfabetização e Literatura Infantil, ministradas pela Prof. Esp. Maria Helena de F. Loureiro
A turma do 5º semestre apresentou o projeto  “Quem conta, reconta, faz de conta!”, que consistiu em resgatar de uma forma lúdica e atraente os contos de fadas, para incentivar os futuros alunos a se interessarem cada vez mais pelos contos. Já a turma do 3º semestre, apresentou o projeto Cuidar e/ou Educar, que expôs a diferença entre o que é a alfabetização e o letramento na Educação Infantil – EI. A metodologia aplicada se constituiu em um levantamento conceitual da temática, com base no letramento e na alfabetização.
Para a prof. Maria Helena, o projeto “Cuidar e ou Educar é importante por ser um dever trabalhar com a concepção de letramento com as crianças desde o momento em que este chega à educação infantil, estimulando-a a participar ativamente do processo de construção da leitura e da escrita do seu mundo: “Para fazer com que as crianças tenham liberdade de expressão e que possam experimentar as múltiplas linguagens, como a música, a dança, artes, leituras da literatura infantil clássica e brasileira, histórias em quadrinhos, jogos, brinquedos e brincadeiras e tantas outras, é imprescindível adotar o letramento no dia a dia, na primeira infância”.
Sobre o projeto “Quem conta, reconta, faz de conta!”,  a professora explica que permitir que as crianças conheçam diversas histórias como forma de expressar sua percepção de mundo, oportuniza o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, cooperação, socialização, tão necessários .
Ascom/Unifama