Acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Unifama realizam Mostra de Ciências Naturais

Os acadêmicos do 6º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Unifama realizaram no dia 5 de setembro, uma Mostra de Ciências Naturais para os acadêmicos do 4º semestre, através do Projeto Práticas Inovadoras, que surgiu a partir do estudo sobre o desafio dos professores em ministrar aulas de ciências baseado na pesquisa, na vivência, no diálogo e na constante busca pela inovação do ensino através de novas práticas.
A Mostra foi orientada pela Prof.ª Valdiceia Bernardo de Souza de Lima. Segundo ela, neste trabalho é proposto um Ensino de Ciências com atividades investigativas através da Resolução de Problemas onde o aluno é conduzido a “Aprender a resolver e resolver para aprender”: “Criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem, implica em mobilizá-los para a solução de um problema e a partir dessa necessidade, produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir, discutir, explicar, relatar e fazer”.
Através da Mostra, foi possível demonstrar a necessidade de um pluralismo metodológico que considere a diversidade de recursos pedagógico-tecnológicos disponíveis e a amplitude de conhecimentos científicos a serem abordados na escola.
Ascom/Unifama