Acadêmicos de Sistemas de Informação participam do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL)

Os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram, no dia 8 de abril, do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL), em Sorriso – MT.
 
O FLIsoL é o maior evento da América de divulgação de software livre. Ele é realizado desde o ano de 2005.
 
O principal objetivo do evento foi promover o uso de Software livre, mostrando ao público em geral a sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.
 
Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. Thiago Fernandes Lanci, através deste evento, os acadêmicos puderam participar de palestras, apresentações e workshops sobre temas locais, nacionais e latino-americanos.
 
Durante o evento, os acadêmicos conheceram a NTR, uma empresa que faz o recolhimento de Lixo Eletrônico de toda região, realizando um trabalho de sustentabilidade e preservando a comunidade digital. De acordo com o professor Thiago, a NTR, em parceria já firmada com o Curso de Sistemas de Informação e a Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, estará, em breve, recolhendo os Lixos eletrônicos de toda nossa região, trazendo solução para nossa comunidade.
Posteriormente, foram sorteados brindes, onde os acadêmicos da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte foram contemplados com cursos e outros.
Em seguida, os acadêmicos participaram de palestras sobre Hardware e Software Livre.
Primeiramente, participaram de uma palestra sobre o Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, ministrada pelos palestrantes Alexsander Miranda e Jeferson Lamin. No período da tarde, houve a palestra sobre Produção Científica com Ferramentas Livres, ministrada pelo Rui Ogawa, que falou sobre a ferramenta LAtex, conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica.
O professor Thiago acrescenta que o evento foi de grande proveito, pois os acadêmicos conseguiram observar um grande campo de atuação e um grande despertar para a Ciência: “É importante participar de eventos deste porte, porque além do grande aprendizado, ficamos motivados a trabalhar para desenvolver soluções para a comunidade”.
Ascom/FCSGN