Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis participam de aula de campo sobre extrativismo mineral de ouro no Vale do Rio Peixoto

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UNIFLOR de Guarantã do Norte participaram de uma aula de campo sobre a extração mineral de ouro na região Vale do Rio Peixoto. Acompanhados das equipes dos departamentos administrativo e ambiental da Cooperativa de Garimpeiros (COOGAVEPE) a turma visitou o garimpo de propriedade do empreendedor de mineração, Gilberto Simão, a Mineradora São Matheus.
Na propriedade eles conheceram na prática como é a dinâmica e o trabalho no processo de obtenção das licenças ambientais, desenvolvimento de pesquisas e sondagens, organização da estrutura do garimpo, inserção de mecanização e tecnologia na atividade de garimpagem, abertura de cavas (pistas), cuidados com os produtos contaminantes e a saúde do trabalhador garimpeiro.
Os acadêmicos da UNIFLOR puderam ver de perto os esforços da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto e dos Gestores de Mineração no que diz respeito ao cumprimento da legislação ambiental no que se refere a recuperação da área degrada por meio de projetos de reflorestamento, piscicultura e fruticultura. Na ocasião eles fizeram o plantio de mudas de árvores.
Os monitores da expedição UNIFLOR/COOGAVEPE foram o Técnico em Geologia, Rael Cavalli, Secretária Executiva Kaoma Marques e o Consultor Administrativo, Ailton Moraes Xavier.
 
Fonte: Coogavepe