Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte realiza II Mostra Científica

A II Mostra Científica da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte aconteceu nos dias 12 e 13 de junho, nas dependências da Faculdade. Além da exposição das pesquisas realizadas em várias áreas do conhecimento pelos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia, o evento contou com palestra ministrada pelo psicólogo Leandro Moura de Lima.
Os trabalhos apresentados fazem parte da disciplina Iniciação Científica e são desenvolvidos durante o semestre. A iniciativa visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma área do conhecimento.
Para o professor Julio Cesar Santin, durante a II Mostra Científica, os acadêmicos tiveram a possibilidade de iniciar um trabalho de identificação de como a sociedade vê a relação dos preconceitos entre raças, religiões, entre povos. “Acho que o mais importante, não é só o critério do tema que foi abordado, mas sim, a metodologia que o acadêmico está aprendendo, ele está iniciando o desenvolvimento de ser um pesquisador, de ser um agente de modificação através da informação, então a pesquisa científica além de prover informações, é uma forma de o acadêmico obter informação através da pesquisa, através da pesquisa de campo, da pesquisa bibliográfica, então eu vejo como muito positiva neste aspecto, que é outra possibilidade que o acadêmico tem em desenvolver o seu potencial como futuro profissional nas políticas educacionais, ou nas áreas educacionais que a nossa Faculdade está propondo para a sociedade de nossa região”.
O palestrante do evento, psicólogo Leandro Moura de Lima, avaliou o evento como muito produtivo: “Os acadêmicos se dedicaram bastante, vejo muitos trabalhos importantes, trabalhos bons mesmos, é muito importante no decorrer do processo acadêmico que estes alunos produzam algo, que estes alunos consigam ver o resultado do esforço deles”.
A II Mostra Científica teve diversos temas explorados pelos acadêmicos, entre eles “sustentabilidade”, “escravidão”, “preconceito”, “empreendedorismo”, “ética”.
Segundo a acadêmica Jaciane da Silva Bezerra, do 3º semestre C de Administração, cujo tema era sustentabilidade, sua turma escolheu pesquisar sobre a sustentabilidade no lar: “ Como a gente vê que o foco está sempre direcionado para as empresas, nós achamos também importante ver a prática da sustentabilidade no dia a dia. Nós conseguimos verificar através da pesquisa que as famílias tem adotado a cada dia mais as práticas sustentáveis e é uma forma de contribuir com o meio ambiente e com a economia.”
Já para a acadêmica Isaura Gorete De Carli, do 3º semestre do curso de Letras, todos se empenharam para a realização da II Mostra: “Apesar do pouco tempo para realizar uma pesquisa com mais profundidade, aprendemos muito com este trabalho. Nosso tema era “Como o trabalhador livre se torna escravo”. Conseguimos aprender muito com esse projeto, porque cada um de nós aqui nos comparamos aos aspectos que pesquisamos. Nosso trabalho foi em torno do assalariado, do viciado pelo trabalho e do consumista. Fizemos uma pesquisa de campo, para ter dados mais concretos, não ficar só na bibliografia”.
Segundo o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade de Guarantã, a iniciação científica é uma atividade de investigação, realizada por estudantes de graduação e pós-graduação no âmbito de projeto e desenvolvimento de atividades de pesquisa, orientados por professores qualificados, visando o aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa. O Programa configura-se como poderoso fator de apoio às atividades de ensino. A Direção, Coordenação e acadêmicos agradecem a participação de todos que prestigiaram o evento.

Assecom/Faculdade de Guarantã