Fies oferecerá 75 mil novas vagas no segundo semestre; Inscrições começam dia 24

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) oferecerá 75 mil vagas no segundo semestre. O edital foi assinado nesta quinta-feira (16) em cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente interino Michel Temer e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. As inscrições serão do dia 24 a 29 de junho. As vagas serão disponibilizadas pela internet a partir do dia 21 de junho.
Para os novos contratos haverá alteração da renda familiar mensal bruta per capita: de até 2,5 salários-mínimos para até 3 salários-mínimos, ampliando a participação de estudantes e adequando o perfil de renda ao utilizado nas demais políticas e programas de acesso à educação superior do MEC. Não haverá mais prazo para declaração se o estudante está ou não matriculado/vinculado ao curso.
No total, haverá o investimento de R$ 450 milhões.
Segundo Mendonça Filho, a oferta no segundo semestre, diante de um cenário de ajuste fiscal, foi possível graças a readequações orçamentárias feitas pela pasta.
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
Para maiores informações, entrem em contato com o setor Financeiro da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, através do tel (66) 3552 1965, (66) 3552 4327 e cel (66) 99635 6131.
Ascom/FCSGN com informações da Agência Brasil.