I SECIC UNIFAMA – Semana de Ciências Contábeis promove conhecimento e interação, através de palestras

A I SECIC – Semana de Ciências Contábeis da Faculdade Unifama ocorreu durante os dias 16 a 19 de setembro, no Auditório da Instituição. Com o tema “Profissão contábil: Desafios e inovações”, foi um momento de imersão, muito aprendizado e interação, em que os acadêmicos desfrutaram de palestras e enriqueceram seus conhecimentos sobre a área.
O evento celebrou o Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro e foi organizado pela coordenadora do curso, prof. Keidiani Pereira, professores do curso e corpo discente.
A abertura contou com Homenagem ao profissional contador, feita pela acadêmica Mariana Shons.  Em seguida, foram ministradas as palestras:
–  “Empreendedorismo contábil: Como gerar valor ao cenário atual”, pela Contadora diplomada e palestrante do SEBRAE Kamila Sofia Moratelli e –  “Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS, para empresas de tributação, Lucro Presumido e Lucro Real”, pelo Dr. Gustavo Guilherme Arrais, Mestre em Direito Tributário, pela PUC – São Paulo.
Na terça-feira, o evento teve início com a Dinâmica: “Escolhas”, realizada pelo Prof. Ailton Moraes Xavier e acadêmica Larissa Gloss, seguida da mensagem com a Delegada do CRC de Guarantã do Norte – MT e a palestra:
– “Procedimentos de abertura de microempresas em Guarantã do Norte: A desburocratização com a implantação do sistema REDESIMPLES.”, ministrada pela Contabilista, Elizete Lopes de Carvalho.
A terceira noite começou com a Palestra: “Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) e desafios do Produtor Rural quanto às obrigações fiscais.”, ministrada pelo Contador Gilnei Alves Bueno, em que os acadêmicos puderam tirar dúvidas referentes ao ITR.
Após o intervalo, foi ministrada a palestra “Saúde ocupacional do profissional contábil”, pela Fisioterapeuta , Dra.Tatiane Maria Barbosa de Oliveira. Um momento de descontração e também de alerta sobre os vícios posturais.
Na última noite, o momento foi deles, os alunos, que ministraram duas palestras:
–  “Contabilizar de forma prática e eficiente”, pelo acadêmico do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis, Joilso Meira Novais.
–  “Segredos da Educação Financeira”, pelos acadêmicos do 6º semestre, Karine Kutkoski e Elieber Poririo de Matos.
Para finalizar, houve sorteio de brindes para os discentes.
Durante a Semana, os acadêmicos arrecadaram alimentos que posteriormente serão doados à Instituições.
A  coordenadora Keidiani agradeceu todos os professores, acadêmicos e palestrantes, pela participação e colaboração no evento. De acordo com ela, em 2019, a programação de comemoração ao Dia do Contador foi inédita, pois anteriormente, era celebrada em um ou dois dias e, neste ano, foi uma semana de conhecimento, uma semana de palestras. Ela finalizou, deixando um recado para todos os acadêmicos do curso: “Se algum dia, alguém disser para vocês que vocês não vão conseguir, não vão chegar lá, digam para ele: Me observem!”.
Ascom/Unifama
Fotos: Acadêmicos de CIC