Palestra e dinâmicas marcam o Dia do Pedagogo da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte comemoraram no dia 23 de maio, o Dia do Pedagogo. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Guarantã do Norte e contou com palestra, dinâmicas e peça de teatro.
Foi ministrada a palestra “A arte no ciclo de alfabetização”, pela professora Sandra Cavalli, com o objetivo de refletir sobre os principais pressupostos teórico-metodológicos no Ensino de Arte na contemporaneidade, além de procurar compreender a importância do Ensino da Arte na formação de crianças e professores do ciclo de alfabetização.

Durante a palestra foram abordadas questões na tentativa de destacar algumas respostas na direção das possibilidades do trabalho escolar com Artes Visuais, Dança, Música e Teatro de uma maneira contextualizada e interdisciplinar, sem perder de vista as especificidades que cada linguagem artística possui.
No eixo Música, os acadêmicos participaram da dinâmica “O pano encantado”; No eixo Artes visuais, os acadêmicos puderam confeccionar uma boneca Abayomi. Segundo a explicação da professora, quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para as crianças, parte da herança cultural dos negros africanos no Brasil; No eixo teatro, foi encenada a peça : “A rica e a pobre”, pela diretora da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, prof. Fabiana Varanda Jorge, que interpretou a pobre e a coordenadora do curso de Pedagogia, prof. Hermenegilda Moraes Correia, que interpretou a rica.
Para a diretora Fabiana, o Dia do pedagogo é extremamente importante: “É necessário comemorarmos esta data, pois valoriza este profissional que é fundamental para a sociedade. Nas mãos do pedagogo está o ofício de ensinar a ler e a escrever e, muitas vezes, até no Ensino Superior lá está ele, mais uma vez, um facilitador da aprendizagem”.
De acordo com a professora Hermenegilda, as homenagens ao Dia do Pedagogo foram extremamente proveitosas: “Registramos os nossos agradecimentos à professora Sandra que contribuiu com seus conhecimentos nos proporcionando atividades fantásticas. Também à professora Fabiana que se empenhou na organização de todo o material necessário para realização das atividades e, ainda, atuou como atriz na peça a Mulher Pobre e a Rica. Ao pessoal da Secretaria que organizou todo os materiais para a confecção das bonequinhas, mensagens e placas. Obrigada a todos. E a todos os acadêmicos e acadêmicas nosso abraço”.
Confira o vídeo cedido pela acadêmica Keia Bechi sobre a peça “A rica e a pobre”: https://www.youtube.com/watch?v=Zzh2G-YSklQ
Confira mais fotos em nossa galeria.
Ascom/FCSGN
Fotos: Maylon Douglas Generoso Moraes e Ana Paula Meotti