Prefeito de Matupá garante ajuda de custo no transporte de universitários até a Unifama

A Câmara de Vereadores de Matupá aprovou Projeto de Lei Nº 1147/2022 que dispõe sobre o auxílio no transporte dos acadêmicos da UNIFAMA até o município de Guarantã do Norte.
A matéria de autoria do Prefeito Bruno Santos Mena foi aprovada por unanimidade em regime de urgência especial e atende uma reivindicação não apenas dos alunos dos cursos de ensino superior, mas também de seus pais e familiares, já que em tempos de recessão econômica pós pandemia, fica ainda mais difícil para arcar com os custos relativos a material pedagógico, alimentação e até mesmo o pagamento das mensalidades ou financiamento estudantil.
A ajuda proposta a Associação dos Acadêmicos de Matupá será por meio de um Termo de Cooperação Técnica que será celebrado entre a Prefeitura e a AAMM, onde ocorrerá o repasse todos os meses do valor financeiro exclusivamente para o pagamento de combustível para os seis ônibus que fazem o transporte dos mais de 180 estudantes até o Campus Universitário em Guarantã do Norte-MT.
O Prefeito Bruno Mena agradeceu a aprovação unânime por parte do Legislativo Municipal e mencionou que a atual administração continuará trabalhando para assegurar políticas de democratização do acesso à universidade e de assistência ao estudante universitário para sua efetiva permanência e conclusão dos cursos superiores.
“Sei o quanto é dificultoso para esses jovens. Muitos deles trabalham o dia todo e correm para casa no final da tarde, e mesmo estando exaustos ainda possuem determinação para embarcar em um ônibus e se deslocar até a cidade vizinha de Guarantã do Norte para mais um dia de aula em busca da realização do sonho da formação superior. Como gestor público estou cumprindo a minha missão de criar mecanismos legais e ajudar de forma decisiva na minimização de custos a esses estudantes, pois o pagamento deste transporte pelos acadêmicos pode acabar inviabilizando a permanência dos mesmos nos cursos escolhidos”, justificou o Prefeito Bruno Mena.