Primeira campanha acadêmica de doação de sangue

A Campanha  foi organizada pela Coordenadora do Curso de Enfermagem Luciana de Fátima Souza  e seus acadêmicos com a colaboração especial do acadêmico do curso de Farmácia João Batista da Silva Curti que trabalha na Agencia Transfusional de Peixoto de Azevedo, essa campanha aconteceu pela primeira vez na Faculdade Unifama e está sendo planejada a 1 ano, e no dia 13/10/2018 das 07h as 13h foi realizada com a colaboração somente de alunos para a doação de sangue.
Os laboratórios de Semiologia e Semiotécnica foram habilitados para doação onde foram usadas dois leitos e duas macas , os esfigmomanômetros e estetoscópios, termômetros e balança. Com um café da manhã aos doadores, e almoço para equipe organizadora.
A equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e bioquímicos foram escalados para que a campanha ocorra da melhor maneira possível.
O objetivo do evento foi passar a fazer parte desse calendário de campanha anual de doação de sangue e com isso aumentar o numero de doadores e ajudar a manter o estoque de sangue e seus derivados, no banco de sangue de Colíder, que atende o Município de Guarantã do Norte e Municípios vizinhos sempre que os pacientes precisam de transfusão, almejamos a coleta de 50 bolsas.
A importância para o acadêmico é sensibilizar e mostrar o quanto é a importância de sua doação junto a sociedade. Assim também conhecer os critérios para avaliação de pessoas aptas ou não para doação através da realização da triagem clinica que avalia: Sinais Vitais; Peso; Idade; Alimentação adequada; Estado geral, Tipos de doenças; Uso de medicamentos; Vacinação; Cirurgias e quais exames são realizados quando se doa o sangue.
ASCOM/UNIFAMA