Professor de Matupá-MT Conquista Classificação Internacional de Xadrez

Fonte: Olhar Cidade
Após a participação no Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez disputado em São Paulo capital, nos dias 12 a 15 de outubro de 2017, o Professor Mestre Rodrigo Romais conquista Rating pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Com 1615 pontos de Rating, o resultado configura o professor entre os 25 melhores atletas do estado de Mato Grosso, segundo a Federação Internacional.
O Campeonato Nacional foi realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que tinha como organizador principal, o Arbitro Internacional FIDE Mauro Amaral do espaço Xadrez Total de São Paulo. A competição reuniu cerca de 300 atletas de todo o país subdivididos em quatro categorias abaixo de2200 pontos de rating (Under 2200, Under 2000, Under 1800 e Under 1600).
“Com 2 pontos em 7 possíveis, um resultado satisfatório mediante a dificuldade do torneio. Fiz partidas sólidas e estou feliz com o resultado, embora estivesse em uma categoria acima de minha faixa de rating. Agora é voltar aos estudos e a rotina de treinamentos para melhor desempenho no Xadrez” afirma o professor.
O Professor Rodrigo Romais é licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente leciona disciplinas de exatas na Escola Estadual Antônio Ometto em Matupá e, na Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (UNIFLOR). Recentemente, fundador da Associação de Xadrez de Matupá (AXM), no estado de Mato Grosso.
“Além de ser um jogo de estratégia e estimular a lógica e raciocínio lógico, o Xadrez é um esporte de transformação social, compreende valores sociais, morais, éticos e de cidadania”, conclui o professor.
No final do mês de julho, em evento realizado pela Federação Matogrossense de Xadrez (FMTX) o Professor Rodrigo foi selecionado entre 20 atletas do estado de Mato Grosso para disputar uma simultânea contra o Grande Mestre Internacional Darcy Lima, atual presidente da CBX, na Arena Pantanal.
O Próximo desafio do Professor Rodrigo é o Floripa Open – Aberto do Brasil de Florianópolis, em janeiro de 2018. Evento que contará com a participação estimada de 500 atletas do Brasil, da América Latina e de alguns países da Europa, dentre eles, o convidado de honra GM espanhol Francisco Vallejo Pons (rating 2714).