Semana de Prevenção à Saúde da Mulher

Durante os dias 25 de agosto e 27 a 31 de agosto, aconteceu na Faculdade Unifama, a Semana de Prevenção à Saúde da Mulher. O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) totalmente gratuito!
A ação foi promovida pela Faculdade Unifama e Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte.
Preocupados com a saúde da mulher que trabalha o dia todo e não tem tempo de se cuidar, a equipe de saúde do Município de Guarantã do Norte juntamente com a Coordenadora Luciana do Curso de enfermagem montaram nas dependências da Faculdade Unifama um posto pra coleta de preventivo, com objetivo de diagnóstico precoce de alterações nas células do colo do útero que podem se transformar em câncer e que na maioria das vezes é uma doença silenciosa, esse diagnóstico precoce é muito importante pois dá a chance dessa mulher procurar tratamento a tempo de cura.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
A Coordenadora Luciana Agradeceu pela parceria e confiança de todos.
 
Ascom/Unifama