Acadêmicas de Pedagogia da FCSGN realizam exposição de brinquedos na UAB

Acadêmicas do 3º semestre de Pedagogia da FCSGN – Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte realizaram uma exposição de brinquedos confeccionados com material reciclável na UAB – Universidade Aberta do Brasil, no dia 15 de junho. A exposição foi realizada a convite do Projeto Escola Sustentável – Com vida, que visa desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental de forma permanente e continuada, envolvendo a comunidade.
Os brinquedos foram confeccionados na disciplina Oficina de Brinquedos, sob orientação da professora Benildes Wronski Bueno, com o objetivo de fazer com que os futuros pedagogos ao exercerem sua profissão, estimulem nas crianças a prática dos jogos, incentivando-as e criando um ambiente propício para sua realização.
Para o professor Márcio Coronel Malavazi, coordenador do pólo da UAB em Guarantã do Norte, através dos brinquedos confeccionados pelas acadêmicas da FCSGN, é observada a questão da sustentabilidade, reaproveitamento e respeito pela natureza. “Nós tivemos uma riqueza muito grande, nós tivemos aqui possibilidades e realidades que os nossos cursistas não tinham, e que com a exposição dos trabalhos veio complementar e com isso eles tiveram uma dimensão muito maior do que realmente foi o curso e do que realmente o curso pode proporcionar dentro dos espaços das escolas, através deste curso e através dos materiais que foram expostos”, explica.
O Secretário de Educação do município de Guarantã do Norte, Valcimar Fuzinato, agraciou, na segunda-feira (17), o encontro das acadêmicas para convidá-las a realizar a exposição de brinquedos na Secretaria de Educação e Cultura. “É um trabalho maravilhoso, eu pude estar acompanhando, quero agradecer a todos os acadêmicos que se empenharam em estar desenvolvendo este trabalho e quando a gente fala em sustentabilidade, a gente está falando em preservar para que as gerações futuras possam ter o que a gente tem hoje, então os acadêmicos, a própria instituição Uniflor está de parabéns, que o trabalho aqui é show, maravilhoso”.
Segundo a professora Maria da Glória Artuzo, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, este é um trabalho que merece ser valorizado, e devido a isto a Secretaria de Educação fez o convite para a exposição. “Mais que isso, a gente quer fazer o encontro delas [acadêmicas] com as educadoras das creches para divulgarem este trabalho, para que realmente ele chegue às crianças. Porque são trabalhos muito criativos, muito bem feitos, e que estimulam demais a criatividade das crianças, a imaginação, o faz de conta, e a Universidade está de parabéns e a gente quer fazer realmente este trabalho de intercâmbio”.
Após a exposição, as acadêmicas levarão os brinquedos para usarem em suas aulas com as crianças, no intuito de estimulá-las e motivá-las a produzirem seus próprios brinquedos.

Quer ficar Bem Informado