Acadêmicos de Administração vivenciam atividades da agricultura familiar através de visita técnica

Os acadêmicos do 8º semestre do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte vivenciaram as atividades da agricultura familiar através de visita técnica realizada à horta hidropônica dos senhores Luiz e Selvilha Serafin, chácara do Sr. Rogério de Souza, que possui produção de milho irrigado, banana irrigada e piscicultura e cooperativa de laticínios Cooperguarantã, onde os acadêmicos puderam conhecer a indústria e os processos de produção.
A aula prática aconteceu durante a disciplina Gestão do Agronegócio, ministrada pela prof. Ma. Ana Paula Ferreira de Almeida e foi organizada juntamente com o coordenador do curso prof. Me. Helio Hamamura.
De acordo com a prof. Ana Paula, os acadêmicos puderam verificar a importância deste setor, que muitas vezes é esquecido dentro do agronegócio, mas que, na verdade, possui uma parcela de contribuição muito significativa na alimentação mundial e PIB brasileiro (IBGE, 2007). Segundo dados da EMPAER-MT (2015), são 1880 estabelecimentos familiares em Guarantã do Norte/MT, 1301 em Novo Mundo/MT, 1041 em Matupá/MT, 1779 em Peixoto de Azevedo/MT e 1371 em Terra Nova do Norte/MT. Esta produção é a que abastece os mercados e feiras da nossa região e ainda exportam parte da produção para outras regiões do Brasil.
O objetivo foi aproximar a teoria da prática: “Conhecer as práticas deste setor e os processos de produção contribui para o ensino-aprendizagem e viver a realidade, estendendo fora do ambiente escolar”, salientou a professora.
Ascom/FCSGN