Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participam de aula prática sobre propriedades físicas do solo

Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, turmas A e B, da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram de uma aula prática sobre as principais propriedades físicas dos solos, durante a disciplina Teoria dos Solos, ministrada pela Prof.ª Ma. Ethiane Agnoletto.
Segundo a Prof.ª Ethiane, as principais propriedades físicas dos solos são: cor, textura, estrutura, porosidade e consistência. Elas nos fornecem indicativos importantes para qualquer profissional que depende do solo como superfície base, como por exemplo, material de origem, fertilidade, condições de drenagem, porosidade, densidade, resistência do solo, capacidade de se moldar, umidade, etc. Desta forma, as turmas foram divididas em grupos para realizar os experimentos, por meio de sorteio. Os alunos levaram para a sala de aula os materiais necessários para os testes práticos e, com ajuda da professora, desenvolveram a atividade. 
O Grupo “Textura”, da Turma B, fez uma análise táctil visual dos solos levemente úmidos.
O Grupo “Porosidade”, da Turma B, observou como cada material se comporta com a adição de água.
O Grupo “Permeabilidade e Infiltração”, da Turma B, demonstrou a capacidade de infiltração e retenção da água em diferentes tipos de solo.
O Grupo “Consistência”, da Turma A, conceituou os termos: dureza, friabilidade, pegajosidade, plasticidade.
O Grupo “Densidade” da Turma A demonstrou a diferença de densidade em diferentes amostras de solos.
 
Por fim, os acadêmicos apresentaram um trabalho acadêmico com intuito de resumir os principais pontos observados nos experimentos.
A professora complementa que são inúmeras as características dos solos e, por meio dessa atividade em sala, fica mais fácil contextualizar e compreender seus conceitos e distinções: “Além disso, é importante para o profissional de Arquitetura e Urbanismo diferenciar o comportamento dos distintos tipos de Solos, uma vez que são o alicerce de toda obra”.
 
Ascom/FCSGN
Fotos: Ethiane Agnoletto