Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unifama fazem representação gráfica manual de perfil de solo maduro

Com o intuito de estimular a percepção dos principais horizontes de um solo maduro, os acadêmicos do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unifama, participaram de uma aula sobre “Intemperismo e formação de solo”, durante a disciplina “ Teoria dos Solos”, ministrada pela prof. Ma. Ethiane Agnoletto, em que, por meio de criatividade, fizeram uma representação gráfica manual de perfil de solo maduro.

Os acadêmicos confeccionaram  um bloco 3D com os principais horizontes do solo, e de modo lúdico, realizaram a montagem para a compreensão do perfil de solo maduro, suas principais características.

Segundo a prof. Ethiane, primeiramente foi lecionada a aula sobre Intemperismo e Formação de Solo, onde o produto resultante de todos os processos naturais descritos foi um perfil de solo com todos os horizontes específicos. Em grupo, os alunos elaboraram um desenho em folha A3, contemplando o perfil de solo maduro, com colagens e pintura a critério do grupo (importante para desenvolver sua criatividade). Posteriormente, de maneira individual, cada aluno elaborou seu modelo 3D, para aprimorar o entendimento da parte teórica desse conteúdo.

Ascom/Unifama