Acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Unifama participam do Mutirão de Cirurgias de Cataratas, em Peixoto de Azevedo

Os acadêmicos do 1º,3º ,5º e 6º Semestre do Curso de Enfermagem da Faculdade Unifama, sob a supervisão da Coordenadora do Curso, Enfermeira Luciana de Fátima Souza, participaram do Mutirão de Cirurgias de Cataratas, realizado no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, durante o mês de julho.
Médicos realizaram as cirurgias com auxílio da Enfermagem, o Administrativo do Hospital Regional ajudou na organização e os acadêmicos ficaram com a responsabilidade de acolhimento, preenchimento das fichas de identificação dos pacientes, triagem de sinais vitais, teste de glicemia e orientações pós-operatório.
Segundo a coordenadora Luciana, a Campanha ajudou a diminuir as filas de espera das cirurgias e melhorar a qualidade de vida dos idosos, para que eles pudessem voltar a ler, escrever e rever os rostos de seus familiares , pois muitos relataram que há muito tempo não viam com nitidez.
“Para os acadêmicos, despertou o sentimento de comprometimento com a vida e promoveu a solidariedade, eles tiveram a oportunidade de vivenciar a realização de sonhos da maioria desses idosos que de um minuto pro outro recuperaram a visão”, relatou.
O projeto de Cirurgia Facectomia com Implante de Lio Dobrável (Catarata) foi organizado pela Secretaria Estadual Municipal de Peixoto de Azevedo, Consórcio Intermunicipal e Ministério da Saúde e contemplou 361 pacientes. Duas empresas realizaram as cirurgias: Pizarro Hospital do Olho Ltda de Votuporanga  e Hospital dos Olhos de Cuiabá.
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença, portanto, essa é uma experiência única na vida acadêmica desses futuros enfermeiros!
Ascom/Unifama