Acadêmicos de Farmácia promovem conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da hipertensão

Preocupados em colaborar com a sociedade para que tenha qualidade de vida, os acadêmicos do 2º semestre de Farmácia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte promoveram uma ação de responsabilidade social que consistiu na conscientização da população de Peixoto de Azevedo sobre a importância do diagnóstico precoce da hipertensão, através da distribuição de panfleto. A panfletagem foi realizada em parceria com a equipe de Vigilância Ambiental, no dia “D” da campanha antirrábica.
Durante a conscientização, os acadêmicos abordaram sobre a importância de descobrir a doença no estágio inicial, orientando a respeito dos primeiros cuidados e onde procurar assistência médica no caso de suspeita dos sintomas. Além disso, foi enfatizada a prevenção e hábito saudável de vida.
O trabalho foi realizado em cincos pontos diferentes da cidade de Peixoto de Azevedo, sendo dividido igualmente o número de acadêmicos entre esses pontos.
A hipertensão é uma doença silenciosa que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo e por passar despercebida acaba sendo responsável por 80% dos casos de AVC, 40% dos casos de infarto, e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Hipertensão.
Por ser uma doença crônica existem apenas medidas paliativas e o uso de medicamento será contínuo fazendo parte da rotina diária da vida do usuário. Quanto antes o diagnóstico, maior será a chance do indivíduo não sofrer nenhuma sequela.
 
Ascom/FCSGN