Os acadêmicos do 4º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte realizaram, neste sábado (28), o 1º Encontro Ubuntu, uma exposição das contribuições culturais dos afrodescendentes na vida cotidiana dos brasileiros.
O Encontro foi desenvolvido durante a disciplina Cultura Afro-brasileira, ministrada pela professora Deonice Maria Castanha Lovato e consistiu na exposição e apresentação de cartazes, objetos, pratos típicos, bonecas abayomi, máscaras, decoração afro, música e dança.
A professora destacou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de descendentes africanos: “É preciso ressaltar a interação dos valores africanos com a experiência histórica brasileira para impulsionar o reconhecimento da pluralidade étnica no país e promover a construção de uma identidade cultural afro-brasileira”, explicou.
Ubuntu é uma filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. Segundo a professora, significa que a pessoa está aberta e disponível para as outras, crença africana na comunhão que conecta toda a humanidade: “Sou o que sou graças ao que somos todos nós”.
Ascom/FCSGN