Acadêmicos de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte realizam 1º Encontro Ubuntu

Os acadêmicos do 4º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte realizaram, neste sábado (28), o 1º Encontro Ubuntu, uma exposição das contribuições culturais dos afrodescendentes na vida cotidiana dos brasileiros.
O Encontro foi desenvolvido durante a disciplina Cultura Afro-brasileira, ministrada pela professora Deonice Maria Castanha Lovato e consistiu na exposição e apresentação de cartazes, objetos, pratos típicos, bonecas abayomi, máscaras, decoração afro, música e dança.
A professora destacou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de descendentes africanos: “É preciso ressaltar a interação dos valores africanos com a experiência histórica brasileira para impulsionar o reconhecimento da pluralidade étnica no país e promover a construção de uma identidade cultural afro-brasileira”, explicou.
Ubuntu é uma filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. Segundo a professora, significa que a pessoa está aberta e disponível para as outras, crença africana na comunhão que conecta toda a humanidade: “Sou o que sou graças ao que somos todos nós”.
Ascom/FCSGN