Acadêmicos de Sistemas de Informação promovem Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico

Os acadêmicos do 2º semestre de Sistemas de Informação da Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA, inauguraram nesta quinta-feira (19), o primeiro Ecoponto (posto de coleta) da região norte de Mato Grosso, para promover a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, em parceria com a NTR – Soluções Ambientais, empresa de reciclagem.
O objetivo da campanha é dar destino correto para o equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, evitando o acúmulo nos lixões, visto que, na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, berílio e arsênio altamente poluentes e perigosas à saúde humana. Através da parceria com a NTR – Soluções Ambientais, a Campanha intenciona promover a devolução ao ciclo produtivo de metais nobres e preciosos, retardando o esgotamento de reservas naturais destes minérios.
Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação, prof. Thiago Lanci, quando descartamos um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, estamos gerando lixo eletrônico, também conhecido como ‘’e-lixo’’, desta forma, a campanha tem o intuito de conscientizar a comunidade local e regional a respeito da Sustentabilidade em relação ao e-lixo.
Computadores (CPU, HD, monitores drives de CD e disquete, impressoras, teclados, placas mãe, placas de fax, placas de rede); Equipamentos digitais (celulares, máquinas fotográficas, aparelhos de fax, aparelhos de telefonia) e Equipamentos eletrônicos (Tv´s, DVD´s, videocassetes, aparelhos de som) serão coletados e, em seguida, será feito o primeiro passo de triagem, onde é separado cada tipo de material de acordo com sua classificação. Após a triagem, os acadêmicos irão montar computadores com as peças que funcionarem para doar para entidades, promovendo a inclusão digital. Já o E-Lixo será encaminhado para a NTR para que seja reciclado.
O lançamento da Campanha fez parte da I – Semana de Informática, evento que celebrou o Dia do Profissional da Informática.  Após a apresentação de um vídeo sobre a importância da sustentabilidade, os acadêmicos realizaram panfletagem.
Os acadêmicos de Sistemas de Informação convidam a comunidade acadêmica e população para participarem desta Campanha. Quem tiver equipamento eletrônico que não tenha mais utilidade poderá trazer até a Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA e depositar no EcoPonto de Coleta E-Lixo .
Ascom/Faculdade de Guarantã do Norte – UNIFAMA