MEC autoriza criação do curso de Letras Habilitação Português/Espanhol na Uniflor

A Uniflor recebeu autorização do Ministério da Educação – MEC para a criação do curso de Letras Habilitação Português/Espanhol na Instituição. Desta forma, a IES contará com mais um curso para o vestibular 2014: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Letra Português e Espanhol. O curso será no período noturno e terá 100 vagas.
A solicitação de autorização deste curso para a Uniflor justifica-se pela demanda por profissionais devidamente habilitados ser ampla, pois trata-se de uma região em fase de expansão e desenvolvimento acelerados, com grande número de crianças e jovens em idade escolar, tanto no ensino público quanto no privado.
Os municípios atendidos pela Instituição são: Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, que além das outras modalidades de ensino contam com escolas de ensino médio regular e cursos profissionalizantes. Desse modo, a Uniflor é a única instituição de ensino superior que oferece o ensino na modalidade presencial na região.
O curso de Letras Habilitação Português/Espanhol da Uniflor tem seus objetivos definidos a partir do perfil que se projeta para o profissional a ser formado, destacando seus conhecimentos, suas habilidades e seu perfil de atitudes, com a finalidade de formar professores de língua portuguesa e espanhola para atuar na educação básica.
O licenciado em Letras com habilitação em Português/Espanhol pode atuar nas seguintes áreas:
– Ensino de Língua Portuguesa;
– Ensino da língua portuguesa na educação básica, ensino regular, bem como na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional de nível médio;
– Ensino de Língua Espanhola;
– Ensino da língua espanhola na educação básica, ensino regular, bem como na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional de nível médio;
– Cursos livres de língua espanhola e/ou culturas e/ou literaturas hispânicas;
– Revisão de textos em espanhol;
– Tradução de textos do ou para o espanhol;
– Assessoria específica.
Com relação às habilidades, o objetivo do Curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português/Espanhol ofertado pretende formar profissionais capazes de:
– Qualificar docentes com os conhecimentos linguísticos, socioculturais e pedagógicos necessários ao ensino da língua portuguesa na educação básica, ensino regular, bem como na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional de nível médio;
– Qualificar docentes com os conhecimentos linguísticos, socioculturais e pedagógicos necessários ao ensino da língua espanhola na educação básica, ensino regular, bem como na modalidade de educação de jovens e adultos e educação profissional de nível médio;
– Qualificar docentes com a habilidade crítica necessária para vincular adequadamente a teoria e a prática;
– Qualificar docentes com as habilidades investigativa, criativa e solidária necessárias para intervir positivamente na sua realidade.
Para a professora Fabiana Varanda Jorge, diretora da Uniflor, este curso é mais uma conquista para a região norte de Mato Grosso e para a IES, que tem como missão social ser referência de qualidade no ensino superior e tem o intuito de contribuir para a elevação do nível cultural e consequentemente social da região.

Assessoria de Comunicação/Uniflor