Professor da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte presta consultoria ao Programa Cerrado Piauí

O professor Júlio Cesar Santin, coordenador do curso de Tecnologia em Agronegócio, da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte prestou consultoria ao Programa Cerrado Piauí, que consistiu em um curso de formação técnica sobre as alternativas ao uso do fogo no desenvolvimento sustentável da região do cerrado Piauiense. O professor foi convidado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Piauí, através de indicação do Banco Mundial e do Ministério do Meio Ambiente. Na primeira etapa, o professor ministrou três cursos sobre alternativas ao uso do fogo, em três cidades, durante três dias. As cidades escolhidas foram as que apresentavam elevada incidência de focos de incêndio.
Neste mês, o professor voltará ao Piauí para dar sequência ao trabalho, onde realizará a segunda etapa da consultoria, ministrando o curso em mais três cidades.

Segundo o professor a experiência foi muito agradável, pois pôde conhecer a realidade do estado do Piauí e perceber que lá existem pessoas como nós batalhadoras e lutadoras, portanto, com condições adversas que, felizmente, nós não temos aqui: “Nós vivemos no paraíso e não sabemos, inclusive, nós vivemos num ambiente não tão inóspito quanto eles vivem, com três meses, quatro meses de chuva, no máximo e oito meses de seca. Aqui, nós temos 2 mil milímetros de chuva, lá, eles têm 700, 800, 900 milímetros, então, um terço da chuva que nós temos aqui, um pouquinho mais”.
O professor acrescenta sobre a troca de experiência também na área da Educação, um intercâmbio importante para enriquecer seus conhecimentos como docente: “A gente acaba não apenas levando informação, mas a gente traz experiência que pode aplicar no nosso dia a dia, como profissional da área de Agronomia ou como docente, porque a gente visitou instituições de ensino, eu visitei a Universidade Federal do Piauí, vi como é a formação deles e a gente percebe que nós, da Uniflor, como instituição, estamos bem avançados no que é praticar a educação de Ensino Superior”.
Fotos: Programa Cerrado Piauí