Topografia e utilização dos equipamentos é tema de palestra ministrada aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo

Os acadêmicos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte assistiram a uma palestra com o tema “Topografia e utilização dos equipamentos”, ministrada pelo técnico em Agropecuária Maximino Potulski, com apoio de Tevalter Mathias Cabral. O objetivo foi demonstrar como é feito um levantamento topográfico, com instrumentos precisos, para compreender a origem da topografia que é base nos projetos de construção civil.
Segundo a profª. Ma. Ethiane Agnoletto, responsável pela disciplina Topografia, antes de desenvolver qualquer projeto de Arquitetura e Urbanismo, faz-se necessário realizar um levantamento topográfico, que mede perímetros e área total do terreno disponibilizado para a execução da obra. Para tal feito, necessita-se da compreensão dos principais instrumentos utilizados num levantamento topográfico, tendo como base a NBR 13.333: “Essa palestra tem como enfoque a topografia na prática, com técnicos especializados em topografia e georreferenciamento, onde foi demonstrado o trabalho em campo com aparelhos eletrônicos”, salientou.
Topografia é uma das principais etapas de construção, pois ela define detalhadamente a superfície do terreno com todos os detalhes (naturais ou artificiais). De acordo com a profª. Ethiane, é de fundamental importância compreender os instrumentos utilizados nos levantamentos topográficos, sua evolução tecnológica juntamente com suas principais características, para melhor escolha dos mesmos na vida profissional.
Ascom/FCSGN