2º ENOMAC contribui para o desenvolvimento, afirmam palestrantes

Aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no Cerrados Centro de Eventos, o 2º ENOMAC – Encontro Norte Matogrossense de Administração e Contabilidade, promovido pela FCSGN – Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte.
Durante os dois dias, palestras sobre crescimento profissional, empreendedorismo, estrutura das Entidades e controladoria foram ministradas por profissionais das áreas de Contabilidade e Administração. Os acadêmicos da FCSGN de ambos os cursos compareceram em peso para prestigiar o evento. Além deles, os alunos da Escola Albert Einstein também participaram, no intuito de conhecer um pouco mais sobre as profissões.
Com o tema “Crescimento profissional e de Produtividade”, o evento promoveu a interação entre acadêmicos e profissionais, visando desta forma proporcionar a relação de teoria e prática.
Segundo o agente de Tributos Estaduais da SEFAZ/MT, Geraldo Majela Silva Nery, cuja palestra foi sobre Crescimento profissional e de Produtividade/Importância social dos tributos, o público foi muito participativo e soube procurar se informar para se capacitar para ter uma perspectiva melhor para seu futuro.
A segunda palestra da noite foi “Empreendedorismo: A chave para o sucesso”, ministrada por Raphael Becker. Para ele, são eventos como este que conseguem trazer o desenvolvimento. “Na verdade a gente tem que começar a implantar essa semente, essa ideia nos acadêmicos, nos empresários, que eles tem que mudar, eles tem que fazer alguma coisa diferente para estar agindo no mercado”. Ele ainda salientou a importância em se ter a sequencia destes eventos por ser um trabalho contínuo.
A segunda noite do evento contou com as palestras do presidente do SINCON-MT, Sindicato dos Contabilistas de Mato Grosso e conselheiro do CRC, Conselho Regional de Contabilidade, Evandro Benedito dos Santos , com o tema “Estrutura das Entidades”. De acordo com o presidente, para o Conselho o ENOMAC trata-se de uma oportunidade ímpar. “A gente poder colocar o que é a nossa instituição, a instituição do profissional para o profissional”, explicou. Ele ainda elogiou o evento da FCSGN, pois, segundo ele, chamou a atenção pelo projeto feito, por já ter nascido com toda a estrutura para ser sucesso como foi. “Então me chamou a atenção mesmo, porque dificilmente a gente vê um evento com um projeto encaminhado para outra entidade para verificar o perfil dele”.
A última palestra do 2° ENOMAC foi sobre “Controladoria como Ferramenta de Gestão”, ministrada pelo Controller na Rede de Supermercados Machado, Juliano Lima Soares. Ele agradeceu por ter sido convidado para poder colaborar e se deixou à disposição para o próximo evento que for realizado pelo FCSGN, pois segundo ele, a ciência contábil precisa ser melhorada e o evento é uma ferramenta para socializar o conhecimento contábil. Sua avaliação foi muito positiva pela iniciativa da FCSGN e pelos acadêmicos por presenciarem e fazer parte do projeto.
Para o coordenador do curso de contábeis, Prof. Edson Ferreira, o projeto do encontro de contabilidade e administração visa o desenvolvimento do ensino dos acadêmicos e ao mesmo tempo a interação com a sociedade, mais especificamente com a classe contábil e administradores e lideranças em geral e aperfeiçoamento do corpo docente, pois o projeto busca a participação dos órgãos de classe estadual e federal e profissionais palestrantes de alto nível de conhecimento.
O 2° ENOMAC tem uma carga horária de 10 horas/aula, sendo que todo participante recebe ao final do encontro um certificado com 10 horas/aula presenciais. Além disso, os representantes de escritórios de contabilidade que foram parceiros do evento foram homenageados pelo CRC, com livros e camisetas, bem como os acadêmicos e professores foram sorteados para receberem brindes.