Acadêmicos de Pedagogia da FCSGN desenvolvem projeto solidário com crianças de Matupá

As crianças das casas de retaguarda necessitam ser ouvidas e atendidas na medida do possível e pensando nisso, os acadêmicos do 2° e 4° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – FCSGN, sob a orientação da profa. Maria Alda Antonelli, desenvolveram o projeto “Novembro Solidário”, na Casa de Retaguarda de Matupá.
O projeto foi idealizado visando a inclusão dos acadêmicos ao cotidiano dessas crianças, com o objetivo de compreender as perspectivas das crianças da Casa de Retaguarda de Matupá e desenvolver algumas atividades recreativas, para deste modo proporcionar alguns momentos de alegria.
Dividido em duas etapas, a primeira fase constituiu-se de observação por parte dos acadêmicos, durante um dia todo, em que eles puderam conhecer as crianças que habitam a Casa de Retaguarda, para, desta forma, selecionar e adaptar as atividades à idade das crianças.
Na segunda fase foram realizadas as atividades pré-estabelecidas como mensagens de motivação, através de filmes como “Conquistando o Impossível”, “Bill Gates” e “O tempo e as Jabuticabas” e sessão de cinema, com o filme de comédia “Sim, Senhor!”, que, segundo os acadêmicos, é um filme que possui uma mensagem de que as oportunidades devem ser aproveitadas e, por consequência, a vida. No final da tarde, foi servido sorvete para as crianças, além disso, dois jovens lhes mostraram as pinturas que eles desenvolveram no projeto social “Pró-Jovem”, o que, de acordo com os acadêmicos, proporcionou uma ótima troca de experiência.
Segundo os acadêmicos, este foi um projeto muito bem desenvolvido e os resultados esperados foram obtidos: “Os jovens reagiram muito bem em relação ao nosso grupo e se mostraram dispostos a ajudar no que fosse necessário. Pelo fato de eles só poderem sair para ir à escola e aos projetos sociais, eles ficam dentro da casa todo o resto do tempo. A nossa visita trouxe novidades à vivência deles, então a resultado foi realmente positivo”.

Assessoria de Comunicação da FCSGN