Acadêmicos de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participam do 2° Minicurso Neurociência Interface Educacional, em Sinop

Em busca de atividades complementares à graduação, os acadêmicos do 1º e 2º semestres do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte participaram no dia 11 de março do 2° Minicurso Neurociência Interface Educacional, que aconteceu em Sinop, no auditório da UFMT. O minicurso contou com palestras ministradas pela profa. Márcia C. Ceribino, mestre em Neuropsicologia e pelo prof. Tiago Alinor H. Benfica, doutor em História, e teve a duração de 12h, com direito à certificado de participação.
O principal objetivo do minicurso foi trazer esclarecimentos acerca do conceito de neurociência e apontar alguns caminhos para a educação. Além disso, a atividade propôs as formas de avaliação possíveis, levando-se em conta as patologias identificadas pela neuropsicologia e que podem, assim, contribuir para que profissionais da educação observem e conduzam de maneira mais efetiva problemas de aprendizagem e/ou deficiências encontradas em alguns processos educacionais.
O prof. Tiago fez a abertura do evento falando sobre a epistemologia da memória, o que foi muito importante para a compreensão do fenômeno da memória numa perspectiva histórica. Dessa forma, o professor trouxe à tona a problematização acerca dos aspectos positivos e negativos da memória, os aspectos reflexivos do fenômeno da memória, assim como o papel da emoção que está ligada às lembranças e ao esquecimento. Questões de epistemologia e etimologia em relação à memória, ligados à Psicologia e historia também foram temas abordados na abertura do evento. Por fim, o professor expôs a relevância da memória local e regional e como isso se reflete na história do nosso cotidiano.
Já a profa. Márcia trouxe muitos esclarecimentos e orientações para os pais e professores quanto às contribuições na neurociência para a vida escolar de nossos aprendizes. A atividade desenvolvida pela professora abordou alguns aspectos psicopatológicos e neuropsíquicos ligados ao transtorno do déficit de atenção, transtornos de conduta e de outros temas relacionados à dislexia, por exemplo, e como acontecem o encadeamento dos caminhos neurais que provocam algumas patologias. De acordo com a professora, conhecer o cérebro faz com que conheçamos também sobre as formas de lidar com o aprender. Educadores, professores, pedagogos, psicólogos e demais profissionais e a própria comunidade podem obter benefícios ao tentar otimizar seu próprio aprendizados.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, profa. Gilmara Siqueira, eventos como este são importantes para a formação acadêmica dos alunos: “Além de conhecerem a perspectiva da Psicologia em outras áreas, podem conhecer e interagir com profissionais e estudantes de outras instituições. Além disso, podem anexar ao seu histórico escolar os certificados que comprovarão suas atividades complementares, critério necessário para a carga horária total do curso”.
Para a acadêmica Paloma Gomes Brandão, do 2º semestre B, o evento foi muito proveitoso e pode validar questões que foram abordadas pelos professores em sala: “Muito importante a todos os acadêmicos de Psicologia, nos ajudando na fixação e na melhor aprendizagem sobre a mente humana, que é a base de análise para nós, psicólogos. Levo como bagagem de aprendizado e sobressalente sobre assuntos que antes desconhecia ou que não tinha muito contato, abrindo minha mente ao que podemos melhorar como Psicólogos , acadêmicos e professores da área. Curso muito edificante, onde aprendi e relembrei vários tipos abordados por nossos professores, só que mais a fundo na matéria.”
Assecom/FCSGN
Foto: Portalseppmt/ Adriana Prado