Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte é parceira da Campanha Hepatite Zero

A Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte foi parceira da Campanha Hepatite Zero: Projeto Mundial de Erradicação, que aconteceu durante os dias 24 a 29 de julho, em Guarantã do Norte, com a realização de testes para a Hepatite C gratuitos para pessoas com mais de 40 anos, ou pessoas com tatuagem.
A campanha Hepatite Zero foi  realizada em diversos locais do mundo, inclusive Brasil e seus municípios. Promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH e pelo Rotary Club Internacional, a Campanha contou com a parceria da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte e do Laboratório Exame.
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, prof. Luciana de Fátima Souza, os acadêmicos de Enfermagem, do 2º e 3º semestre realizaram o trabalho de conscientização da Campanha, entregando panfletos e fazendo o cadastro dos pacientes.
De acordo com o coordenador da Campanha e Sócio do Laboratório Exame, Reodino Sversut Neto, foram realizados um total de 600 testes rápidos para verificação de anticorpos contra a Hepatite C. Dos 600 testes realizados, apenas 2 testes foram caracterizados como reagentes e estas pessoas foram orientadas a procurarem os postos de saúde de seu bairro: “Acreditamos que o grande sucesso da campanha se deu pelos órgãos envolvidos para que a mesma acontecesse. Laboratório Exame, Rotary Club e os acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Uniflor atuaram em sinergia garantindo total esclarecimento sobre a importância de se realizar o teste, coleta do material em local apropriado e laudagem do mesmo, possibilitando ao paciente apresentar o exame para seu médico. Em nome do Laboratório Exame gostaríamos de agradecer ao Rotary Club de Guarantã do Norte por confiar em nosso trabalho de apoio, agradecer também a Srª Fabiana Varanda Jorge, Srº Cássio Brizzi Trizzi, coordenadora do curso de Enfermagem Srª Luciana de Fatima Souza e aos acadêmicos de Enfermagem: Camila, Alice, Valdirene, Valdileia, France, Jessica, Thais, Bruna, Witilla e Rossilda pelo profissionalismo, dedicação e comprometimento nesta campanha”.
Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados. É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata! Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%.
A Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte recebeu o convite do Rotary Club de Guarantã do Norte para ser uma das parceiras do projeto. A IES realiza diversas ações ao longo do ano, através de projetos com foco em responsabilidade social, fortalecendo seu papel como instituição comprometida com o bem-estar social, através de ações solidárias e de conscientização.

Ascom/FCSGN
Fotos: Agitah.com